segunda-feira, 18 de março de 2013

Composição Química

O narguilé é composto pelas mesmas substâncias do cigarro, porém em quantidades mais elevadas. 



Monóxido de carbono (CO)
Gás inodoro, incolor e tóxico, o monóxido de carbono (CO) é formado a partir da combustão incompleta de uma matéria carbonada, como o carvão utilizado no narguilé. Em contato com o organismo humano o monóxido de carbono se liga fortemente à hemoglobina formando carboxihemoglobina (COHb), diminuindo assim o transporte de oxigênio para os tecidos.
Causa dificuldade de respirar e deixa o sangue mais grosso, facilitando a formação de plaquetas e trombos, que podem causar danos ao coração e derrame cerebral.


Nicotina (C10H14N2)
O tabaco é proveniente da planta Nicotiana tabacum, uma base volátil, incolor e muito solúvel em água que sofre oxidação em contato com o ar tornando-se um líquido oleaginoso de cor parda escura.  A nicotina se liga a receptores nicotínicos de acetilcolina e por isso tem efeito estimulante, é ela a responsável pela dependência ao tabaco. Consegue fazer em 10 segundos todo o percurso pelo corpo, liberando a dopamina (Hormônio que da sensação de prazer).
Atravessa a barreira placentária e é secretada no leite materno. Sua inalação acelera o ritmo cardíaco, causa infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação da fração ruim do colesterol (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, entre outros.Os sintomas mais comuns são vômitos, podendo ocorrer letargia e depressão respiratória.
A concentração de nicotina em uma sessão de narguilé varia de acordo com o tempo, tipo de tabaco, tamanho do narguilé, temperatura de queima e a forma de fumar de cada indivíduo. Porém, acredita-se que, mesmo em indivíduos que não fumam diariamente, uma única sessão é capaz de produzir níveis equivalentes a dois cigarros por dia.


Alcatrão

É uma substância que se encontra presente no fumo do tabaco. O alcatrão é um resíduo negro e viscoso composto por centenas de substâncias químicas carcinogénicas ou classificadas como resíduos tóxicos. Entre seus compostos estão os cancerígenos níquel, chumbo, cádmio, benzeno e polônio 210 (radioativo). Responsável também pelas manchas na pele, dentes e dedos, deposita-se nos pulmões gerando uma coloração castanha escura.


Metais Pesados
Os metais presentes são o fósforo P4P6 e o arsênico, ambos usados como pesticidas e altamente venenosos, podendo causar lesões no figado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes.
Acetato de chumbo, substância de tinturas de cabelo, pode depositar-se nos pulmões e gerar falta de ar, enfisema e câncer de pulmão, podendo permancer no corpo por até 30 anos.
Cádmio, metal cancerígeno, que provoca câncer no pulmão, próstata, rins e estomago





Rachel Macena - 28
Thamires Vitória - 31

2 comentários: