terça-feira, 19 de março de 2013

Oque é ?

Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. Também é chamado de hookah. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo.



O narguilé é um grande cachimbo composto por: 
Base (jarro ou vaso): peça central do narguilé; assemelha-se a um vaso. É onde se coloca a água. Geralmente é feita de vidro, metal ou cerâmica; algumas são ornamentadas com desenhos.

- Corpo: peça cilíndrica que sustenta o fornilho e conecta-se à base. Na base, projeta um tubo para dentro da água, que conduz a fumaça.

- Fornilho: peça de barro ou cerâmica onde coloca-se o tabaco e, por cima deste, o carvão em brasa.

- Abafador: Artefato em metal (muitas vezes descartados), geralmente alto para proteger a brasa do vento, evitando o consumo rápido do carvão.

- Mangueira (condutor): é por onde se aspira a fumaça. Uma ponta termina numa piteira, e a outra encaixa-se na parte superior do corpo do narguilé (acima da água). Pode haver mais de uma mangueira para que várias pessoas fumem juntas.








Rachel Macena - 28
Thamires Vitória - 31

segunda-feira, 18 de março de 2013

Composição Química

O narguilé é composto pelas mesmas substâncias do cigarro, porém em quantidades mais elevadas. 



Monóxido de carbono (CO)
Gás inodoro, incolor e tóxico, o monóxido de carbono (CO) é formado a partir da combustão incompleta de uma matéria carbonada, como o carvão utilizado no narguilé. Em contato com o organismo humano o monóxido de carbono se liga fortemente à hemoglobina formando carboxihemoglobina (COHb), diminuindo assim o transporte de oxigênio para os tecidos.
Causa dificuldade de respirar e deixa o sangue mais grosso, facilitando a formação de plaquetas e trombos, que podem causar danos ao coração e derrame cerebral.


Nicotina (C10H14N2)
O tabaco é proveniente da planta Nicotiana tabacum, uma base volátil, incolor e muito solúvel em água que sofre oxidação em contato com o ar tornando-se um líquido oleaginoso de cor parda escura.  A nicotina se liga a receptores nicotínicos de acetilcolina e por isso tem efeito estimulante, é ela a responsável pela dependência ao tabaco. Consegue fazer em 10 segundos todo o percurso pelo corpo, liberando a dopamina (Hormônio que da sensação de prazer).
Atravessa a barreira placentária e é secretada no leite materno. Sua inalação acelera o ritmo cardíaco, causa infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação da fração ruim do colesterol (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, entre outros.Os sintomas mais comuns são vômitos, podendo ocorrer letargia e depressão respiratória.
A concentração de nicotina em uma sessão de narguilé varia de acordo com o tempo, tipo de tabaco, tamanho do narguilé, temperatura de queima e a forma de fumar de cada indivíduo. Porém, acredita-se que, mesmo em indivíduos que não fumam diariamente, uma única sessão é capaz de produzir níveis equivalentes a dois cigarros por dia.


Alcatrão

É uma substância que se encontra presente no fumo do tabaco. O alcatrão é um resíduo negro e viscoso composto por centenas de substâncias químicas carcinogénicas ou classificadas como resíduos tóxicos. Entre seus compostos estão os cancerígenos níquel, chumbo, cádmio, benzeno e polônio 210 (radioativo). Responsável também pelas manchas na pele, dentes e dedos, deposita-se nos pulmões gerando uma coloração castanha escura.


Metais Pesados
Os metais presentes são o fósforo P4P6 e o arsênico, ambos usados como pesticidas e altamente venenosos, podendo causar lesões no figado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes.
Acetato de chumbo, substância de tinturas de cabelo, pode depositar-se nos pulmões e gerar falta de ar, enfisema e câncer de pulmão, podendo permancer no corpo por até 30 anos.
Cádmio, metal cancerígeno, que provoca câncer no pulmão, próstata, rins e estomago





Rachel Macena - 28
Thamires Vitória - 31

Funcionamento e transformação dos gases

Funcionamento
Quando se aspira o ar pela mangueira, reduz-se a pressão no interior da base; isso faz com que ar aquecido pelo carvão passe pelo tabaco, produzindo a fumaça. Ela desce pelo corpo até a base, passa pela água, onde é resfriada e filtrada, que retém partículas sólidas. A fumaça segue pela mangueira até ser aspirada pelo usuário e expirada logo em seguida.




Transformação de gases
O narguilé é aceso com carvão, essência de algum sabor e água. Quando queimado o carvão faz com que a água evapore com o aroma e sabor da essência. A água do narguilé não filtra, esfria a fumaça. A fumaça vem com nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, substâncias do tabaco. O monóxido de carbono no narguilé é potencializado pela combustão do carvão, o que significa que chegará mais forte ao organismo, retirando oxigênio das células. Como a concentração de monóxido de carbono é maior com o narguilé, por causa da concentração de carvão, sua concentração equivale a ter fumado 100 cigarros.


Izabella Fernandez - 18 
Larissa Bueno -  22

Efeito no organismo e consequências do uso

O narguilé é igual ou até mais perigoso que o Cigarro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, não existe nenhum mecanismo presente no narguilé que tenha demonstrado a eliminação ou diminuição na exposição das toxinas presentes no tabaco, a organização ainda assinala o risco de morte por doenças relacionadas com o consumo.
Onde tem fumaça, às vezes, tem um narguilé – e é aí que mora o perigo! Mesmo porque o tradicional cachimbo d´água usado há milênios nos países do Sudeste Asiático e Oriente Médio agora é a nova moda entre os jovens no Brasil.
Tudo começou com a exibição na televisão de uma novela. Em seguida, bares e restaurantes aderiram à onda para agradar aos clientes. E, de boca em boca, o que era moda tornou-se uma febre. Em virtude da mistura de inúmeras essências, o narguilé tem aromas variados. É feito com um fumo especial (um melaço, subproduto do açúcar). Os sabores mais conhecidos, são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel.


Efeitos à saúde
O narguilé pode causar diversas doenças, sendo elas: Doenças cardíacas, câncer de fígado, tuberculose e herpes, dependência física e psíquica, câncer de pulmão, câncer oral, lábios, língua, faringe, impotência, e as respiratórias são as mais observadas.
Especialistas em doenças respiratórias advertem que 50 tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar, adverte o dr. José Eduardo Delfini Cançado, Presidente da SPPT. Estudos recentes contrariam a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo. 





Bruna Dalmaso - 05
Maria Juliana - 26

Conclusões

Conclui-se que, segundo estudos, prova-se que o narguilé é mais perigoso do que o cigarro, essa era começou com a exibição em uma novela, em seguida, filmes, bares e restaurantes, e se tornou uma moda no mundo dos jovens. Atualmente vemos muitos jovens em festas e até mesmo nas ruas consumindo essa substancia, e isso provoca sérios riscos a saúde em principal os pulmões. Existem várias essências que são colocadas dentro do narguilé, mas nem sempre são essências, muitas vezes são tabaco e outros tipos de drogas. 
O narguilé é composto por monóxido de carbono, nicotina, e outras substâncias químicas. 
Ele funciona praticamente como um cigarro, a fumaça segue pela mangueira até ser aspirada pelo usuário e expirada logo em seguida, temos que tomar muito cuidado com isso, pois isso provocará sérios problemas pulmonares daqui a alguns anos, podendo levar muitas pessoas a morte.
 Bruna Dalmaso - 05



O narguilé, é muito utilizado em roda de jovens. O narguilé é um cachimbo basicamente que faz muito mais mal doo que o próprio cigarro. Muitos jovens colocam drogas no lugar de essências, o narguilé faz mal mesmo se você não aspirar a fumaça, o efeito dele é 100 vezes mais forte que o cigarro. E vicia muito rápido apenas 50 tragadas podem viciar. Funcionamento dele é simples quando você aspira a fumaça sai de baixo e sobe para você. Por causa do monóxido de carbono que destruí as células de oxigênio chega mais forte a organismo, fazendo muito mal a saúde.
Izabella Fernandez – 18



Conclui-se que o narguilé é um cachimbo grande, no qual possui um fornilho, um recipiente onde coloca água perfumada, e um tubo que sai a fumaça e é aspirada pelos fumantes. O tabaco que é usado no narguilé, é chamado de essência, no qual possui vários aromas, como por exemplo: frutas, flores, e bebidas (vinho, coca-cola, red Bull...). O narguilé funciona da seguinte maneira: é aceso com carvão, essência e água, quando é queimado, o carvão faz com que a água evapore junto com a essência e o aroma. O ar que é aspirado pelo tubo, é aquecido pelo carvão, que por sua vez passa pelo tabaco, que forma a fumaça que desce pelo tubo e passa pela água, que assim é resfriada, e sobe pelo tubo, e é aspirado pelo fumante.
A fumaça tem nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, substâncias do tabaco. O narguilé pode causar varias doenças, a principal delas são respiratórias. Especialistas em doenças respiratórias dizem que 50 tragadas é o suficiente para viciar, e 20 minutos fumando narguilé, é como se fumasse 100 cigarros, ou seja, além do narguilé ser muito mais perigoso do que o cigarro, é extremamente prejudicial a saúde.
Maria Juliana – 26



Uma modalidade de fumo aparentemente inocente, de origem oriental e que vem ganhando adeptos no Brasil principalmente entre os jovens,de uso habitualmente coletivo, é considerado mais perigoso que o cigarro além de ser uma substancia viciosa 50 tragadas são suficientes para viciar. O narguilé tem aromas variados. É feito com um fumo especial (um melaço, subproduto do açúcar), que pode causar diversas doenças, sendo as respiratórias as mais observadas além de causar câncer de pulmão, câncer exofaríngeo, enfisema doenças cardíacas, problemas dentais entre outras.
Larissa Bueno – 22



Através desse trabalho pudemos observar que o narguilé formado por uma base cilíndrica, pelo fornilho onde coloca-se o tabaco e em cima do tabaco o carvão e a mangueira por onde aspira a fumaça coloca-se na parte superior do narguilé. O narguilé é aceso com carvão e sua essência possui algum sabor, quando queimado juntamente com a água faz com que evapore o aroma e o sabor. Vimos também que o narguilé é mais prejudicial que o cigarro, pois nele obtém grande concentração de monóxido de carbono, equivalente até mesmo 100 cigarros. Causando diversas doenças respiratórias e até mesmo quem traga por volta de apenas 50 pode obter essas doenças. Essas doenças são causadas, pois o monóxido de carbono aquecido pelo carvão chega mais forte ao organismo e retira o oxigênio das células, o que causa uma anóxia tecidual e pode levar até a morte.
Rachel Macena - 28




Através desse trabalho conclui-se que o narguilé é utilizado por muitos jovens e até adultos para o fumo. Porém oque essas pessoas não sabem é que o narguilé é um equipamento mais perigoso que o cigarro. Ele é composto por uma base, o corpo, um fornilho, um abafador e uma mangueira.
Utiliza-se em sua composição o monóxido de carbono, nicotina e alcatrão, as mesmas substâncias do cigarro, porém em quantidades mais elevadas, uma rodada de narguilé é o mesmo que fumar 100 cigarros, por isso é considerado mais perigoso. Pode causar inúmeras doenças, as principais são as respiratórias, herpes entre outras
Thamires Vitória - 31